Para refletir

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mais na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando Pessoa)

60 Anos da TV no Brasil

sábado, setembro 18, 2010 / Postado por Danielle Araújo /

A parafernália caiu no gosto das pessoas e hoje é o principal aparelho eletrônico na casa dos brasileiros


 Há seis décadas, no dia 18 de Setembro de 1950, chegou à casa de grande parte dos brasileiros a televisão. A parafernália que transmitia imagens em preto e branco, com os passar dos anos ficou mais sofisticada. Em 2008, o IBGE fez um levantamento e apontou que o eletroeletrônico está presente em 95,8% dos domicílios do país, o aparelho se tornou o principal item na casa de toda a população brasileira, atrás apenas do fogão de cozinha. Atualmente, os últimos modelos de televisores no mercado, de alta tecnologia são o sonho de consumo de muitos telespectadores. Hoje, dia 18, a televisão completa 60 anos de existência no Brasil. Em comemoração pelos 60 anos da TV no Brasil, o Memorial da América Latina, em São Paulo, recebe essa noite os “monstros sagrados” da TV, profissionais que fizeram e fazem história na televisão brasileira.

A primeira emissora brasileira a ir ao ar, foi a TV Tupi, fundada por Assis Chateaubriand. A inauguração contou com a presença de Lolita Rodrigues, que na estréia cantou o “Hino da TV”. A partir daí, o programa, assim como o aparelho de televisão, foram ovacionados pelo povo. Entravam no ar os áureos tempos da TV no Brasil. Principal fonte de informação, a TV apresentou ao público personalidades que marcarem época como Chacrinha, Chico Anysio, Dercy Gonçalves, Hebe Camargo e outros célebres artistas que encantavam e estavam todas as noites presentes nos lares das famílias brasileiros.


Ao longo dos anos várias atrações transmitidas na TV marcaram sua época. O “TV na Taba”, foi o primeiro programa transmitido na TV Tupi. Com recursos limitados, e sem o videotape, toda a programação era feita ao vivo. Em seguida, foi a vez do jornalismo e assim nasceu o primeiro telejornal, o “Imagens do Dia”, com duração de 30 mim apenas. Algum tempo depois chegou as telinhas o teleteatro, chamado “A vida por um fio”, no elenco estavam Lima Duarte, Walter Forster e outros artistas.

Nessa mesma época chegou à casa dos brasileiros a Telenovela e foi aí que o público assistiu pela primeira vez ao famoso “beijo técnico”, encenado pelos atores Vida Alves e Walter Foster. As novelas atraíram cada vez mais as pessoas, utilizavam como pano de fundo a realidade dos brasileiros por tratarem de assuntos do dia-a-dia. O drama é o gênero mais dramatizado na telinha e é também o motivo de grande índices e audiência. Um exemplo é seriado semanal “A Grande Família”, que há dez anos faz parte das noites das famílias brasileiras.
A televisão passou a fazer parte do cotidiano das pessoas e também tornou-se sua principal fonte de entretenimento e informação. Os emocionantes quadros do programa do Gugú, as divertidas manhãs na companhia da Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneguel, as glamorosas noites de segunda com o solicito selinho de Hebe Camargo, o disputado sofá do Jô muitos programas que fazem parte da vida das pessoas e tornaram lembrança das etapas de suas vidas. Esse aparelho eletrônico acompanhou movimentos socias, noticiou a queda de governos, transmitiu inúmeras e históricas partidas de futebol e emocionou pessoas, as deixou grudadinhas na telinha prostadas no sofá.

A televisão ganhou pluralidade com o surgimento da TV fechada e novos canais com inúmeras opções de programação. A tecnologia trouxe mais funcionabilidades. Com a popularização do acesso a internet e a chegada ao mercado de novos aparelhos que possuem tecnologia de alta definição, os recursos de sua utilização tornaram variados e interativos. Canais com de TV fechada como NET e Sky, possibilitam ao assinante selecionar a programação desejada, adquirir produtos e serviços e assim deliciar-se com a TV sem ao menos sair de casa.

A televisão no Brasil tornou-se parte da cultura do país e principal e diariamente registra da história dos brasileiros e as peculiaridades de cada época.

0 comentários:

Postar um comentário