Para refletir

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mais na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando Pessoa)

Uma espiadinha

sexta-feira, outubro 08, 2010 / Postado por Danielle Araújo /

O Google Street View é o mais novo serviço disponível na 
internet. Fique por dentro do que rola na rede


Que tal dar um passeio pelo calçadão de Copa Cabana, depois dar uma passadinha rápida na 25 de Março e curtir o fim de tarde, observando o espetáculo das águas na Praça da Estação, em Belo Horizonte. E mais tarde dar uma espiadinha na “calçada da fama” em Hollywood. Conhecer todos esses lugares sem sair da frente do computador agora é possível com o Google Street View. O Google lançou em Setembro, o Google Street View, um recurso que permite aos internautas “passear” pelas ruas das cidades ou do mundo, sem sair de casa. Com o Google Street View, é possível localizar e observar ruas, praças, estabelecimentos, imóveis, prédios, enfim, tudo o que estiver ao alcance da lente.


A ferramenta está disponível no site do Google Brasil. Os locais podem ser visualizados com o aplicativo Mapas. Para acessá-lo, basta abrir o Google Maps, digitar o endereço do local desejado ou fazer isso aproximando o zoom do mapa ou satélite digitalizado. No lado esquerdo, vai aparecer o símbolo do Street View, um bonequinho amarelo, batizado de Pegman, por causa da semelhança com um prendedor de roupas (clothes peg). Se o serviço estiver ativado, ele fica em amarelo e é possível arrastá-lo para onde você deseja “passear”.


Após arrastar o Pegman, o passeio simula uma caminhada a pé pelas calçadas e ruas dos locais filmados pelo carro especial do Google. Em lugares de difícil acesso, como os morros do Rio de Janeiro, as filmagens foram feitas em bicicletas. É o Street View Trike. As imagens têm possibilidade de serem giradas em até 360º na horizontal e 290º na vertical, no nível da rua. Segundo o Google, as fotos individuais são “costuradas” para criar uma única foto panorâmica oferecendo imagens, em alta resolução, apresentadas em nova perspectiva e em tempo real .

O Google Street View está presente em 51 cidades brasileiras, entre elas estão Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A novidade está em fase de teste mais já conquistou muitos internautas. Renata Carvalho, estudante de Comunicação do UNI BH, aprovou o recurso, e disse estar surpresa por conseguir visualizar o seu prédio, “consegui ver a entrada do meu prédio. É muito legal!”. Em pleno afã da era digital, a tecnologia oferece recursos que potencializam e tornam mais eficaz os serviços prestados por empresas de segurança privada e também pública, o Google Street View pode ser também um recurso a mais utilizado para a segurança das pessoas.


A proposta de “mapear” as ruas utilizando câmeras digitais, que registram imagens transmitidas em tempo real, pode até contribuir para a segurança pública, mais nos deixa a mercê de olhares desconhecidos e vez por outra indesejados, e faz do internauta um paparazzi em potencial. Observar as pessoas para uns pode sim ser divertido, para outros até um fetiche ou invasão de privacidade. Pensando nisso, para preservar a identidade das pessoas, a empresa garantiu que o serviço possui um recurso que impede a câmera de identificar rostos, ofuscando a imagem de forma que ela fique borrada. Afinal, para ter a imagem veiculada em mídias digitais ou em qualquer outra mídia, as empresas precisam antes de tudo, da autorização de todas as pessoas que aparecem no vídeo. Então, fique por dentro do que rola na rede!


Acesse: http://www.googlestreetview.com.br/; e dê uma espiadinha!

0 comentários:

Postar um comentário